O Governo de Pernambuco conquistou o 8º lugar no Ranking de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital de 2025. O resultado foi divulgado durante o 52º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP), realizado entre os dias 6 e 7 de agosto, em Brasília (DF). O evento reuniu lideranças e especialistas de todo o país para debater avanços e desafios da transformação digital no setor público.
A classificação, elaborada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), avaliou os serviços e processos digitais apresentados pelos órgãos públicos até março de 2025. No índice, Pernambuco passou da categoria “muito bom”, obtida em 2024, para “ótimo”, consolidando-se como o segundo estado mais maduro digitalmente do Nordeste, atrás apenas do Piauí.
O avanço representou um crescimento de seis posições desde 2023, resultado atribuído à atuação da LIGA Digital – aceleradora de governo digital do estado, conduzida pela Secretaria de Administração (SAD) e pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE).
Para o presidente da ATI-PE, Allan Araújo, a conquista refletiu o investimento e a priorização do tema pela gestão estadual. “Pernambuco está subindo os degraus desse índice. Isso mostra que os investimentos e o patrocínio da governadora Raquel Lyra têm gerado frutos positivos”, afirmou.
O gerente geral de Governo Digital da Secretaria Executiva da Transformação Digital (SETD) da SAD, Bruno Rodrigo, também comemorou. “Essa nova posição evidenciou que estávamos no caminho certo para conectar a população pernambucana aos serviços digitais que ela merece, com qualidade, agilidade e eficiência”, declarou.
A comitiva pernambucana no SECOP contou ainda com a presença de lideranças estratégicas da SAD e da ATI. O encontro reforçou o compromisso do estado em ampliar e qualificar a oferta de serviços públicos digitais, visando mais praticidade e eficiência para a população.
Com informação da Assessoria e imagem de Ascom ATI-PE/Divulgação.