A exposição Metamorfismo, do artista franco-brasileiro Jaildo Marinho, está em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) até o dia 10 de agosto, oferecendo uma experiência artística inclusiva e acessível. Além de apresentar obras que dialogam entre a simplicidade de suas origens no interior de Pernambuco e a sofisticação da arte contemporânea francesa, a mostra conta com recursos de audiodescrição para pessoas cegas.
A proposta de acessibilidade permite que o público com deficiência visual conheça os trabalhos por meio de descrições detalhadas, possibilitando uma experiência sensorial única. Para o produtor geral da mostra, Will Albuquerque, a iniciativa reforça o compromisso do museu com a inclusão cultural. “O acesso à arte é um direito de todos. Recursos como a audiodescrição engrandecem a exposição e tornam a experiência mais rica e democrática”, afirmou.
Além da audiodescrição, a programação inclui visitas mediadas realizadas todas as quartas-feiras, das 15h às 16h30, e sextas-feiras, das 10h às 11h30. Nessas ocasiões, mediadores guiam os visitantes, apresentando detalhes sobre os processos criativos, materiais e significados das obras. As inscrições para as visitas podem ser feitas gratuitamente pelo link (https://tr.ee/xWr9M_iZ40) ou pelo Instagram oficial do MEPE (@museudoestadope).
Outra atração é a oficina infantil de escultura em sabão, voltada para crianças a partir de 7 anos. O sabão, presente na obra de Jaildo como elemento de memória e afeto, será utilizado de forma lúdica para introduzir os pequenos ao universo da arte e da escultura. As oficinas acontecem nos dias 30 de julho, das 10h às 11h30, e 1º de agosto, das 15h às 16h30. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, mas as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis.
O Museu do Estado funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A entrada para a exposição e todas as atividades é gratuita.
Com informação da Assessoria e imagem de Divulgação/ Vanessa Lima