O Recife Antigo se encheu de cores, ritmos e tradições neste domingo (5) com a primeira edição de 2025 do “Perambulando”, projeto cultural que celebra a identidade pernambucana. Organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Lazer, o evento marca as tardes de domingo no Marco Zero, transformando o coração da capital em um verdadeiro palco de manifestações culturais.
Com concentração às 16h em frente ao Armazém 13, o cortejo seguiu às 17h rumo ao Marco Zero. Este ano, a abertura contou com apresentações do Urso do Bairro Novo, de Ribeirão; Maracatu Rural Vencedor, de Chã de Alegria; o Grupo de Dança Folcpopular, de Bezerros; e a Orquestra de Frevo Henrique Dias, de Olinda. As performances animaram o público com elementos característicos da cultura carnavalesca de Pernambuco.
“Mais uma vez, tivemos uma ação com muita alegria, um sentimento que contagiou as pessoas. A governadora Raquel Lyra e o Governo do Estado estão fortalecendo nossa identidade cultural, oferecendo uma experiência inesquecível aos turistas e pernambucanos. Essa ação vai além do entretenimento, ela valoriza nossa cultura e impacta positivamente nossa economia, também se firmando no calendário cultural da cidade”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.
Dona Elza, de 63 anos, acompanhou o “Perambulando” pela primeira vez. “Achei ótimo. Esse clima já deixa a gente sentindo um gostinho do carnaval. O coração bate mais forte com esse desfile de cultura popular”, comentou emocionada. Para o comerciante Roberto Silva, 37, o evento também trouxe benefícios. “Todo domingo ter esse movimento por aqui ajuda quem trabalha com o público. As pessoas param, compram alguma coisa, curtem a festa”, avaliou.
O “Perambulando”, que acontecerá em mais três domingos de janeiro, convida turistas e moradores a explorarem as riquezas culturais de Pernambuco em um ambiente interativo. Inspirado no conceito de “perambular”, o projeto busca despertar curiosidade e promover vivências autênticas. Mais do que uma prévia carnavalesca, o evento reforça o compromisso com a preservação do patrimônio imaterial do estado e estimula a economia criativa da região.
As próximas edições prometem continuar transformando as tardes do Recife Antigo em celebrações vibrantes, consolidando o “Perambulando” como parte essencial do calendário cultural pernambucano.
* Com informação de Assessoria e imagem de Arthur de Souza