A poetisa e gestora Thaynnara Queiroz, natural de Afogados da Ingazeira, conclui uma trajetória marcante como servidora pública no município de Carnaíba, Sertão do Pajeú. Concursada na cidade, mas com fortes laços familiares locais, Thaynnara atuou no Governo Anchieta Patriota (2021-2024), inicialmente à frente da Guarda Civil Municipal e, posteriormente, como Secretária de Assistência e Inclusão Social.
No período em que comandou a Guarda Civil, realizou ações inéditas no município e no Pajeú, como a criação da primeira Guarda Mirim da região, a inauguração da sede própria da corporação e a implantação do videomonitoramento urbano. Como presidente do Conselho de Segurança do Município, implementou o Gabinete Integrado de Segurança, em parceria com as polícias Civil e Militar, e descentralizou a atuação do Conselho. O impacto dessas medidas foi significativo: crimes violentos foram zerados, saindo de sete ocorrências em 2021 para nenhuma em 2023, segundo a gestora.
À frente da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara liderou políticas que aproximaram a gestão das comunidades mais vulneráveis. Com planejamento e trabalho em equipe, eleito o Selo Unicef para o município, fruto do acompanhamento contínuo das demandas sociais e da articulação com entidades sindicais e comunitárias.
Refletindo sobre o ciclo de quatro anos, Thaynnara avalia: “Cumprimos nossas obrigações enquanto instituição pública que atua para a melhoria da vida das pessoas”. Paralelamente à carreira pública, ela também conciliou sua atuação como Conciliadora e Mediadora da Casa de Justiça e Cidadania com reuniões na Assistência Social.
Agora, Thaynnara se prepara para consolidar formações acadêmicas e traçar novos desafios, consolidando um legado de inovação e compromisso social em Carnaíba.
* Com informação de Assessoria e imagem de Reprodução de redes sociais @thaynnara.queiroz