Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a Hapvida NotreDame Intermédica tem reforçado seus serviços de saúde voltados à população idosa, com foco em prevenção e melhoria da qualidade de vida. Atualmente, 56 mil pacientes com 60 anos ou mais participam do Programa de Assistência ao Idoso (PAI), voltado para aqueles que apresentam comorbidades ou estão em situação de fragilidade.
Segundo Francisco Souto, vice-presidente de Operações e Rede Própria da Hapvida NDI, o programa foi criado para oferecer um atendimento personalizado que visa prevenir reinternações e promover o autocuidado. “Queremos transformar positivamente a saúde física e mental dos pacientes idosos, oferecendo cuidados especializados,” destacou Souto.
O PAI conta com uma equipe multidisciplinar formada por geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, gerontólogos, psicólogos e enfermeiros. Os pacientes têm acesso direto à equipe de saúde para consultas, dúvidas e acompanhamento constante, o que resulta em maior controle de doenças crônicas. De acordo com Fabiano Rosa, diretor do Qualivida, 93,7% dos hipertensos atendidos pelo programa mantêm a pressão arterial sob controle, e 55% dos diabéticos têm níveis adequados de hemoglobina glicada, evitando complicações.
O programa é destinado a idosos com histórico recente de internações ou mudanças significativas na saúde. Dos participantes, 46% têm entre 71 e 80 anos, e as mulheres representam 62% dos pacientes. Além do tratamento médico, o PAI oferece palestras e atividades físicas para promover o bem-estar.
Muhammad Hanash, de 80 anos, é um dos beneficiários do PAI desde 2010. Após passar por um infarto e várias complicações cardíacas, ele destaca que o acompanhamento no programa foi essencial para sua recuperação e mudança de hábitos. “Se não fossem os médicos, eu já teria falecido,” afirma Muhammad, que hoje adota um estilo de vida mais saudável e segue ativo no trabalho.
* Com informação e imagem de Assessoria