Na última quinta-feira (17), adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foram certificados pelo curso “Modelagem 3D e Manufatura Aditiva (Impressão 3D)”, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso, que ocorreu entre setembro e outubro, integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujas atividades aconteceram entre os dias 16 e 18 de outubro, na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) da UFPE.
O curso teve como objetivo capacitar socioeducandos a projetar e produzir objetos tridimensionais usando software de modelagem 3D e impressoras de manufatura aditiva. Entre os itens produzidos pelos jovens estavam chaveiros, canecas e brinquedos. A iniciativa é parte do projeto de extensão “Precious Plastic”, vinculado ao curso de Expressão Gráfica da UFPE.
Renata Souza, coordenadora de projetos do Eixo Educação da Funase, ressaltou a importância da experiência para os adolescentes: “Os professores foram muito atenciosos, explicaram todas as etapas de produção, mostrando aos jovens o que poderiam realizar com as habilidades adquiridas no curso”. Renata também destacou que a realização da aula final na UFPE teve como objetivo promover a integração dos adolescentes à universidade: “Queremos mostrar a eles que podem acessar esses espaços”, afirmou.
O jovem T.A., de 19 anos, um dos participantes do curso, compartilhou seu entusiasmo com a experiência: “O momento mais divertido foi a corrida dos carrinhos que fizemos. Gostei muito de aprender a projetar no computador e ver a máquina criar os objetos como os chaveiros e copos que desenhamos”, contou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento que busca aproximar a sociedade das inovações científicas e tecnológicas, estimulando o interesse e a curiosidade do público. Além dos adolescentes certificados, outros 12 jovens da Casa de Semiliberdade (Casem) Iputinga também participaram das oficinas e visitaram exposições promovidas durante o evento.
Sergio Matias, coordenador da CECINE e organizador da SNCT, destacou a relevância das atividades para os socioeducandos: “Eles estão tendo a oportunidade de interagir com a ciência e tecnologia de forma direta, aproximando esses conhecimentos da vida deles, o que fortalece a democratização da ciência”, afirmou.
A parceria entre a Funase e a UFPE se estreita com outras atividades, como a participação de seis adolescentes da Casem Iputinga na Expo UFPE, evento realizado no dia 10 de outubro.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário