Nos dias 21 e 22 de outubro, o Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, promoveu a terceira edição do Simpósio de Cuidados Paliativos, em colaboração com a residência multiprofissional em atenção ao câncer e cuidados paliativos da Asces-Unita. O evento, destinado aos funcionários da unidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos sobre mitos, verdades e a importância da atuação da equipe multiprofissional no cuidado a pacientes em situações de paliativos.
O primeiro dia do simpósio começou com uma mesa de abertura que discutiu “Avanços e Desafios dos Cuidados Paliativos no Contexto Hospitalar”, com a participação dos especialistas João Tavares, médico, e Kássia Regina, assistente social. Durante a programação, os participantes também tiveram a oportunidade de participar de um workshop de automassagem e meditação, conduzido pela budista Caroline Macedo, que proporcionou momentos de relaxamento e autocuidado.
Na terça-feira, o simpósio prosseguiu com uma mesa redonda que abordou o tema “Manejo da Dor Total em Cuidados Paliativos na Perspectiva Multiprofissional”. Este painel contou com a presença da fisioterapeuta Ariadne Moura, do enfermeiro Fernando Souza, da psicóloga Vanise Silva e do farmacêutico Iago Dillion, que discutiram a importância da integração entre as diversas áreas da saúde para oferecer um cuidado mais completo aos pacientes.
À tarde, a enfermeira Ayanne Chagas liderou um debate provocativo intitulado “Você Sabe Comunicar Notícias Difíceis?”, um aspecto crucial na prática dos cuidados paliativos. Para encerrar o evento, a assistente social Rayane Andrade e a nutricionista Mariane Helen realizaram uma palestra sobre “Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde”, ressaltando a relevância do tema na prática diária das equipes de saúde.
Gabriel Gomes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do HRA, destacou a importância do simpósio, afirmando: “Estamos sempre preocupados em trazer conhecimento e atualização para as equipes da nossa unidade. Ficamos muito felizes de organizar esse debate sobre um assunto tão atual, para contribuir com o ponto de vista científico, mas, principalmente, com o ponto de vista social.”
Os cuidados paliativos são definidos como um conjunto de disciplinas de saúde que visa oferecer vantagem e minimizar o sofrimento de pacientes com doenças graves, progressivas e que ameaçam a continuidade da vida. A realização deste simpósio reflete o compromisso da HRA em promover a discussão relevante e atualizada sobre o cuidado ao paciente, em um ambiente que valoriza a colaboração entre as diversas profissões da saúde.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário