Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Crianças do Núcleo TEA exploram o mundo da ciência em passeios educativos

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

/ por Isabel Gusmão

No mês dedicado às crianças, o Centro TEA - Núcleo de Desenvolvimento Integral da Unidade Pública de Atenção Especializada Professor Fernando Figueira (UPA-E), localizado no bairro do Ibura, realiza uma série de passeios ao Espaço Ciência, um museu interativo de ciência e tecnologia. Esta é a segunda atividade do tipo, com a expectativa de que mais de cem crianças e seus familiares participem. Os passeios estão programados para os dias 16 e 23 de outubro, sempre das 10h às 12h, com saída às 9h em um ônibus gratuito fornecido pela unidade.

As crianças e seus familiares são acompanhados por uma equipe multidisciplinar do Centro TEA, que proporciona uma visita guiada, enriquecendo a experiência com informações e interações educativas. A assistente social do Centro TEA, Carol Pessoa, explica que a escolha do Espaço Ciência visa contribuir para o desenvolvimento terapêutico dos participantes. “O passeio externo auxilia na promoção da socialização e estimula a parte sensorial e motora, com as diversas experiências oferecidas”, destaca.

Inaugurado em abril deste ano, o Centro TEA tem como objetivo atender até três mil crianças e adolescentes por mês, com idades entre zero e 14 anos, que enfrentam transtornos como o espectro autista (TEA), déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno opositivo desafiador (TOD). O núcleo oferece uma avaliação global, com diagnóstico e acompanhamento realizados por profissionais de diferentes áreas, promovendo um ambiente de desenvolvimento integral.

O Núcleo conta com uma equipe composta por neuropediatras, pediatras, psiquiatras infantis, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e nutricionistas. Além disso, disponibiliza exames de eletroencefalograma (EEG) e conta com uma infraestrutura que inclui um jardim sensorial, ginásio de reabilitação, sala de terapia em grupo, sala de integração sensorial e uma brinquedoteca.

Para acessar os serviços do Centro TEA, os pacientes devem ser encaminhados pelas unidades da atenção básica, como os postos de saúde da família, através da Central de Regulação do Recife. Com essas iniciativas, o Centro TEA não só promove momentos de lazer e aprendizado, mas também busca contribuir para o desenvolvimento social e terapêutico das crianças atendidas, consolidando-se como um espaço essencial para a comunidade.

 

* Com informação e imagem de Assessoria
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.