Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Socioeducandos da Funase participam de Oficina de Bonecos na Casa da Cultura

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

/ por Isabel Gusmão

Cinco adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão participando de um workshop de criação de bonecos em papel machê, realizado pela Federação de Teatro de Pernambuco (Feteape). A atividade teve início na última quinta-feira (8), na Casa da Cultura, localizada no Bairro do Recife, e faz parte do Projeto Viva(mente), uma iniciativa que visa a inserção cultural desses jovens, em parceria com a Secretaria de Cultura (Seculta).

Durante a primeira aula, os jovens tiveram a oportunidade de trabalhar com massa de papel machê e materiais reciclados, moldando as primeiras formas dos bonecos que serão construídos ao longo de quatro sessões semanais durante o mês de agosto. Além de estimular a criatividade e os dons artísticos, o workshop também fornece conhecimentos básicos para a confecção de peças artísticas, como máscaras de carnaval, que podem ser comercializadas futuramente.

A coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, Heveliny Sousa, destacou a importância dessas atividades para a formação cidadã dos socioeducandos. “Oficinas como essa oferecem uma nova perspectiva de vida para esses jovens, mostrando-lhes outras formas de expressão e possibilidades de geração de renda no futuro”, afirmou.

Odé Félix, professor responsável pela oficina, elogiou a criatividade e o envolvimento dos participantes. “Fiquei surpreso com o nível de envolvimento dos meninos. Eles adquiriram habilidades que nem sabiam que tinham. Com certeza, sairão daqui com uma nova externa para as artes”, comentou.

Nas próximas sessões, os jovens irão aprender a finalizar os bonecos, utilizando técnicas como aplicação de massa corrida, pintura e criação de roupas. Ao término da oficina, os socioeducandos apresentaram uma peça teatral na sede da Funase, utilizando os bonecos que confeccionaram.

O Projeto Viva(mente) tem como objetivo promover a inserção cultural de jovens em implementação de medidas socioeducativas. Antes desse workshop, os adolescentes já tinham participado de outras atividades culturais, como uma aula espetáculo com o artesão Mestre Nado, visitas ao Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e à exposição “Eles têm Medo de Nós”, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.