Nesta terça-feira (13), a Escola Municipal Yara Ribeiro de Albuquerque, situada no bairro Beira Mar II, receberá um inovador banco ecológico feito com tijolos produzidos a partir de conchas de marisco. A inauguração, que ocorrerá das 9h às 15h, marca mais uma etapa do projeto EConchas, promovido pela Prefeitura de Igarassu. O banco foi criado por 22 marisqueiras das comunidades de Nova Cruz e Beira Mar, que transformaram resíduos de mexilhões em material sustentável.
Os tijolos ecológicos apresentam diversas vantagens em comparação aos convencionais. Eles têm menor impacto ambiental, melhor desempenho energético, maior durabilidade, e contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Além disso, oferecem menor custo de manutenção e mais opções de design, o que torna o projeto não apenas ecológico, mas também economicamente viável.
Esta é a segunda ação do projeto EConchas, que anteriormente realizou sua primeira intervenção na Creche Tia Nai, onde foram construídos bancos para oferecer mais conforto às mães que aguardam seus filhos. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Igarassu, a iniciativa Mulheres Inovadoras da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a StartUp AquaStone.
A colaboração entre esses diferentes atores destaca a importância da inovação e da sustentabilidade na resolução de problemas ambientais locais. Com iniciativas como a do projeto EConchas, Igarassu avança em direção a práticas mais verdes e sustentáveis, promovendo um ambiente mais saudável para a comunidade e para as futuras gerações.
* Com informação e imagem de Assessoria
Nenhum comentário
Postar um comentário