Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Médica que diagnosticou primeiro caso de AIDS em Pernambuco foi homenageada na Alepe

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

/ por Isabel Gusmão

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) prestou uma homenagem à médica gastroenterologista e epidemiologista Ana Maria Brito, que recebeu o título de cidade pernambucana na última quinta-feira (06.08). A honraria foi proposta pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV), ex-orientando de mestrado da homenageada. Nascida no Rio Grande do Norte e formada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Maria Brito construiu uma carreira exemplar, marcada por premiações nacionais e internacionais.

Com mais de 50 anos de vida dedicados à medicina e à pesquisa em Pernambuco, Ana Maria Brito destacou-se por ser a responsável pelo diagnóstico do primeiro caso de AIDS no estado, além de sua atuação em outras áreas de saúde pública. A médica possui mestrado em Medicina Tropical, doutorado em Saúde Pública e pós-doutorado em Epidemiologia. Atualmente atua como professora adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) e como pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante a cerimônia, o deputado Gilmar Júnior exaltou a importância da contribuição de Ana Maria Brito para a saúde pública de Pernambuco. "É uma honra para a medicina, para a saúde, Fiocruz e para Pernambuco contar com uma pessoa com tanta competência e com tanto para nos entregar. Fico muito feliz por poder, de certa forma, marcar a vida de Ana Brito com essa honraria" , declarou.

Emocionada, Ana Maria Brito agradeceu a homenagem e relembrou sua trajetória de vida. "Dos meus 70 anos, foram mais de 50 vividos com orgulho nesta terra. Quando cheguei aqui, só trazia a coragem e a certeza de que não poderia parar de estudar. Eu decidi que não faria da doença uma mercadoria, nem da medicina um comércio. Decidi que iria trabalhar em prol da saúde de todos!”, afirmou.

Além de seu trabalho acadêmico, Ana Brito é pesquisadora principal de uma pesquisa sobre a prevalência da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na Região Metropolitana do Recife, contribuindo para a defesa dos direitos humanos. A homenagem na Alepe representa o reconhecimento de uma trajetória marcada pela dedicação à saúde pública e ao bem-estar da população pernambucana.

 

* Com informação e imagem de Assessoria
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.