Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Documentário sobre os 45 anos da Edições Pirata é lançado no Cinema da Fundação

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

/ por Isabel Gusmão

O Cinema da Fundação, localizado no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no bairro Derby, em Recife, será palco da estreia do documentário "Edições Pirata, o Filme" no dia 26 de agosto, às 19h. O evento marcou a comemoração dos 45 anos da Edições Pirata, movimento editorial que marcou uma era de resistência cultural e democratização da literatura em Pernambuco. A produção é financiada por Lei Paulo Gustavo e conta com apoio cultural do Ponto de Cultura Nordestina Letras & Artes.

O documentário é resultado de um curso promovido pela Academia de Formação Audiovisual (AFA Filmes), realizado no campus da Fundaj. Luiz Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação, destaca a conexão entre o espírito do Edições Pirata e o Cinema da Fundação: "Embora o Edições Pirata tenha atuado de forma alternativa, seu espírito marginal se alinha com a proposta do Cinema da Fundação, que também abre espaço para novas vozes e ideias."

Paulo Lins, roteirista e diretor do documentário, explora os bastidores e o impacto do movimento que trabalhou entre 1979 e 1985, publicando 319 livros. A sinopse do filme descreve-o como um "exercício de memória", que estabelece pontes entre os momentos mais turbulentos da história brasileira do século XX, marcados por crise política e regime militar.

O documentário conta com depoimentos de figuras importantes como Myriam Brindeiro, Eugênia Menezes, Andréa Mota, e imagens históricas de lançamentos de livros com poetas como Alberto da Cunha Melo e Celina de Holanda. Salete Rêgo Barros, articuladora e pesquisadora do projeto, elogia a habilidade de Lins em capturar o espírito do movimento e transmitir suas emoções para a tela.

A Edições Pirata foi um importante ponto de encontro para a cena literária e cultural da época, realizando mais de 300 publicações independentes, exposições de arte, shows e recitais. O movimento, liderado por poetas como Jaci Bezerra e Alberto Cunha Melo, além da escritora Eugênia Menezes, envolve também a produção de livros infanto-juvenis e revistas, expandindo sua influência para diversas regiões do Brasil e até mesmo para o exterior.

O documentário não apenas celebra o legado das Edições Pirata, mas também reforça a importância do Cinema da Fundação em preservar e destaca a cultura local e nacional.

 

* Com informação de Assessoria e imagem de IG @cinemadafundacao

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.