Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Funase encerra participação com saldo positivos com socioeducandos na Fenearte

segunda-feira, 15 de julho de 2024

/ por Isabel Gusmão

 

Durante os dias 3 a 14 de julho, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Olinda, foi palco de uma experiência única para 15 jovens socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Participando ativamente de diversas oficinas artesanais, esses adolescentes, que cumprem medidas de internação ou semiliberdade, não apenas desenvolveram suas habilidades artísticas, mas também encontraram uma nova perspectiva de vida.

Sob a orientação de instrutores especializados, os jovens mergulharam em cursos como "Minha primeira escultura", "Cabaça artesanal, fazendo Agbê", "Oficina de Mamulengo", "Reciclagem no viés da música", "Upcycling - A Sobra que se Renova" e "Estamparia universal sustentável". Para Heveliny Sousa, coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, essas oficinas não são apenas momentos de aprendizado, mas oportunidades de transformação pessoal e social.

Um dos participantes, E.S., de 15 anos e internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, compartilhou sua experiência na oficina de Upcycling: "Você sente alegria e força de vontade para construir com sua imaginação. Agora, eu consigo me imaginar trabalhando com isso, transformando reciclagem em artesanato."

Além das oficinas, a Funase marcou presença com um estande de vendas, onde os produtos confeccionados pelos jovens foram exibidos e comercializados. De enfeites a acessórios, todos os itens foram produzidos utilizando materiais reciclados ou reutilizados, refletindo o compromisso com a sustentabilidade e a criatividade dos participantes.

O valor arrecadado com as vendas será revertido para apoiar as famílias dos socioeducandos e adquirir novos materiais para as futuras oficinas de arte-educação nas unidades socioeducativas em todo o estado. Esse ciclo de aprendizado contínuo não apenas fortalece as habilidades técnicas dos jovens, mas também os prepara para um futuro mais promissor, onde o talento e a dedicação podem transformar vidas.



* Com informação da Assessoria e imagem Marcelo Dettogni / Ascom Funase

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.