Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Tropa do Balacobaco busca novas lendas e histórias no Sertão Pernambucano

sexta-feira, 17 de maio de 2024

/ por Isabel Gusmão

Arcoverde, localizada no Sertão do Moxotó, será palco neste sábado (18/05) de mais uma etapa do projeto “A Lenda na Cena – Sertões de Pernambuco”, conduzido pelo grupo teatral Tropa do Balacobaco. A iniciativa, que visa resgatar e transformar em textos dramatúrgicos as lendas e histórias do povo sertanejo, acontecerá no Assentamento Pedra Vermelha, situado a cinco quilômetros do Centro de Arcoverde. Com 18 anos de história, o assentamento será o local das primeiras atividades do projeto, começando às 18h.

Os membros da Tropa do Balacobaco, liderados por Ney Mendes, coordenador geral, e Everson Melo, produtor executivo, realizarão escutas para coletar relatos diretamente dos moradores locais. “Conhecendo a região, sabemos que há muitas histórias fascinantes a serem contadas. Ouvir diretamente das fontes é a força motriz deste projeto”, afirma Melo.

Após as escutas, o grupo apresentará uma contação de histórias dramatizada, rica em música e destinada a todas as idades. “É uma forma de interagir com a comunidade, compartilhando nosso trabalho e demonstrando como as lendas se transformarão em encenações”, explica Mendes.

A jornada cultural da Tropa do Balacobaco seguirá para Bodocó, no Sertão do Araripe, nos dias 24, 25 e 26 de maio, e culminará em São José do Belmonte, no Sertão Central, de 7 a 9 de junho. O projeto, aprovado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Grupos e Coletivos Artísticos, conta com um elenco diverso de artistas e pesquisadores.

Além de Mendes e Melo, o grupo inclui Jéssica Mendes (produtora geral), Danielly Lima e Lindryelle Vanessa (atrizes/pesquisadoras), Roosevelt Neto (ator/pesquisador), Yan Vinícius (ator/pesquisador e diretor de contação de histórias), Iale Carvalho (atriz), Renata Cordeiro (música), Juliano Jason (músico), Juliana Aguiar (assessora pedagógica), Paulo Almeida (diretor de leitura dramatizada), Thiago Campos (designer gráfico e videomaker), Yuri Gabriel (editor de vídeo), Kaian Alves (fotógrafo) e Jéssika Betânia (assessora de comunicação nas cidades).

Fundada em 2007, a Tropa do Balacobaco se dedica à pesquisa teatral e à valorização das tradições populares brasileiras, buscando uma linguagem autoral que reaviva as histórias e cantos ancestrais. Com sede em Arcoverde e parte da Estação da Cultura, o grupo vem se destacando na cena cultural pernambucana, especialmente em suas produções voltadas para crianças e jovens desde 2013.

Este projeto reafirma o compromisso da Tropa do Balacobaco em contribuir para a valorização do pensamento crítico e autônomo sobre a identidade brasileira, através da arte e da cultura sertaneja.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.