Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Funase participa da avaliação do Plano Nacional do Sistema Socioeducativo em Pernambuco

quarta-feira, 29 de maio de 2024

/ por Isabel Gusmão

 

Na última terça-feira (28), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) marcou presença no Seminário Estadual para Avaliação e Revisão do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento reuniu membros do sistema socioeducativo, representantes da rede de garantias de direitos de Pernambuco, autoridades estaduais, sociedade civil e socioeducandos, com o objetivo de traçar os rumos da socioeducação no Brasil para a próxima década.

O secretário da Criança e Juventude de Pernambuco, Ismênio Bezerra, enfatizou a seriedade com que o governo estadual trata essa política. Raissa Braga, presidente da Funase, destacou a importância de pensar a longo prazo, focando na garantia de direitos básicos e na promoção do protagonismo dos adolescentes por meio da inserção social. Mayara de Souza, coordenadora geral de políticas públicas socioeducativas do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, ressaltou que a participação direta de adolescentes e suas famílias é essencial para a reestruturação da política nacional de atendimento socioeducativo.

Durante o seminário, os participantes ouviram jovens em cumprimento de medida socioeducativa, seus familiares e egressos do sistema. As discussões foram direcionadas para avaliar e propor melhorias em quatro eixos principais: Gestão Sinase, Qualificação do Atendimento Socioeducativo, Participação Cidadã dos Adolescentes, e Sistemas de Justiça e Segurança.

A programação do evento incluiu apresentações culturais realizadas pelos socioeducandos, como danças de caboclinho, frevo e show de percussão, demonstrando o talento e a criatividade dos jovens atendidos pela Funase. Entre as autoridades presentes estavam o professor da UFRPE, Humberto Miranda; a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Marina de Pol Poniwas; e a juíza Marília Ferraz, entre outros.

O seminário continuará nesta quarta-feira (29) com foco no cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Após os encontros estaduais em outras regiões do Brasil, Pernambuco sediará, em janeiro de 2025, o seminário regional, aprofundando os debates sobre o sistema socioeducativo. Este evento é um marco significativo para a construção de uma socioeducação mais inclusiva e eficaz para os próximos dez anos no país.

 

* Com informações e Imagem de Cássia Christine/ Ascom Funase

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.