Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Escritor Mário Hélio Gomes assume a cadeira 24 na Academia Pernambucana de Letras

terça-feira, 23 de abril de 2024

/ por Isabel Gusmão


Na tarde da última segunda-feira (22), o renomado jornalista e escritor Mário Hélio Gomes foi oficialmente empossado na cadeira de número 24 da prestigiada Academia Pernambucana de Letras (APL). A cerimônia solene ocorreu na sede da instituição, situada no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, em meio à presença de colegas acadêmicos e convidados ilustres.

Para Gomes, a oficialização como membro da APL representa um significativo rito de passagem. Em suas palavras à Folha de Pernambuco, ele expressou a importância de ingressar em uma instituição centenária, repleta de simbolismo e associada a nomes ilustres da literatura. Destacou ainda o ano emblemático, marcado pelo quinto centenário de Camões, tornando sua admissão na casa das letras ainda mais especial.

Eleito em junho do ano anterior, Mário Hélio ocupou a vaga deixada pelo saudoso médico, ator e teatrólogo Reinaldo de Oliveira, falecido em 2022. A cadeira, cujo patrono é o abolicionista Joaquim Nabuco, agora é honrada com a presença do escritor nascido em Sapé, na Paraíba.

Com uma sólida formação acadêmica, Mário Hélio é mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Sua vasta produção literária inclui 12 livros publicados, sendo quatro dedicados à vida e obra do renomado Gilberto Freyre.

A obra do escritor transita habilmente entre prosa e poesia, abordando temas que vão desde antropologia e sociologia até política. Entre suas publicações, destacam-se "O Recife Melhor do que Paris", "Brasil Profundo, Espanha Negra" e "A História Íntima de Gilberto Freyre". Além disso, ele é membro do Pen Club Brasil e da Associação Espanhola de Antropologia Aplicada.

Ao longo de sua carreira, Mário Hélio também se destacou como gestor e jornalista, tendo atuado em diversos veículos de imprensa pernambucanos e além. Foi coordenador-geral da Editora Massangana e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco. Atualmente, exerce o cargo de superintendente na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), onde coordena e edita a Revista Pernambuco, além de ser um dos fundadores da revista Continente.

Com sua vasta experiência e contribuições significativas para a literatura e cultura pernambucanas, a posse de Mário Hélio Gomes na Academia Pernambucana de Letras promete enriquecer ainda mais o cenário intelectual do estado e perpetuar seu legado no universo das letras.

 

* Com informação da FolhaPE e imagem de Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.