Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Suape inicia plantio de mais 70 hectares de Mata Atlântica na Zona de Preservação Ecológica

sexta-feira, 1 de março de 2024

/ por Isabel Gusmão


Nesta sexta-feira (01.03), o Programa de Restauração Florestal de Suape dá mais um passo significativo em prol da preservação ambiental, iniciando o plantio de 70 hectares de Mata Atlântica no Engenho Setúbal, situado no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Este esforço é parte do compromisso assumido pela estatal ao aderir ao Pacto pela Restauração do bioma. Desde 2011, mais de mil hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na Zona de Preservação Ecológica (ZEPC), que abrange uma significativa porção, ocupando 59% dos 17,3 mil hectares do território da estatal portuária.

Com a utilização de 120 mil mudas exclusivamente de espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas no Viveiro Florestal de Suape, a iniciativa demonstra um compromisso concreto com a revitalização dos ecossistemas locais. Esse viveiro abriga 80 espécies distintas, todas voltadas para o projeto de restauração florestal da ZPEC, que visa a proteção ecológica de áreas com características diversas, delimitadas para preservação ambiental.

Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade de Suape, enfatiza a importância desse projeto: "Com mais um plantio de mudas da Mata Atlântica, almejamos acelerar o retorno da floresta em uma área onde a vegetação nativa foi suprimida ou impactada por ações humanas, como derrubadas e queimadas." A restauração florestal não apenas busca a reconstrução gradual da floresta, mas também visa resgatar sua biodiversidade e sua função ecológica.

Nessa etapa, a metodologia predominante será o plantio total da área, um investimento significativo que demonstra o comprometimento de Suape com a sustentabilidade. Cerca de R$ 250 mil serão investidos nesse processo, visando não apenas a recuperação ambiental, mas também a promoção de habitats saudáveis para a fauna local.

É importante destacar que parte dessas áreas de restauração está localizada na Unidade de Conservação Estação Ecológica de Bita e Utinga, ressaltando a consonância dessas ações com os objetivos da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas da Organização das Nações Unidas - ONU.

A premiação recebida em 2021, o Prêmio Lighthouse Awards Program AAPA na categoria de Mitigação, confirma o compromisso contínuo de Suape com a restauração florestal e o reconhecimento do esforço diário de manutenção dessas áreas em processo de recuperação. Esta iniciativa não apenas compensa os impactos sobre a vegetação, mas também contribui para a captura do carbono atmosférico e a mitigação das mudanças climáticas, evidenciando o papel fundamental da empresa na promoção da sustentabilidade e conservação ambiental.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.