Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Pela alimentação sustentável, o Palácio do Campo das Princesas prioriza agricultura familiar

domingo, 7 de janeiro de 2024

/ por Isabel Gusmão


Iniciando um novo capítulo na busca pelo desenvolvimento sustentável de Pernambuco, o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, passará a ser abastecido pela agricultura familiar. O contrato, no valor de R$ 97 mil, foi oficializado com a Cooperativa de Desenvolvimento Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Coofeapa), conforme anunciado na edição do Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (4).

A Coofeapa, que já desempenha um papel crucial fornecendo alimentos para as merendas escolares da Rede Estadual de Ensino, agora amplia sua atuação para abastecer a sede governamental. Além de fomentar a produção agroecológica, a parceria visa a redução de custos para os cofres públicos. Em 2023, a economia foi expressiva, alcançando R$ 933 mil, representando uma diferença de 76% em relação às despesas de 2022.

A governadora Raquel Lyra enfatizou o compromisso do governo em fortalecer a agricultura familiar, proporcionando, assim, uma alimentação mais saudável para os servidores e contribuindo para a sustentação econômica das famílias de agricultores. Pernambuco, com mais de 280 mil unidades agropecuárias, a maioria dedicada à agricultura familiar, reconhece a importância de investir nas zonas rurais para avançar no desenvolvimento socioeconômico do estado.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Ellen Viégas, a contratação da Coofeapa também representa um impulso na geração de empregos no campo. A aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar valoriza os trabalhadores rurais, contribuindo para a geração de emprego e renda para o pequeno agricultor. A compra direta, além de garantir a qualidade dos produtos, assegura preços mais acessíveis.

A administradora do Palácio do Campo das Princesas, Suylliane Oliveira, ressaltou que o processo significa um grande estímulo à valorização do pequeno produtor, contribuindo para o fomento da produção sustentável. A Coofeapa, situada no município de Camocim de São Félix, no Agreste, cultiva mais de 40 produtos da agricultura familiar em 300 hectares, contando atualmente com 290 cooperados. Com a ampliação do contrato, a expectativa é que esse número cresça significativamente ao longo do ano.

O presidente da Coofeapa, Severino Carvalho, expressou otimismo em relação ao impacto positivo da iniciativa. Ele afirmou que o incentivo da governadora Raquel Lyra será fundamental para impulsionar a produção, e para atender à demanda da merenda escolar e da sede do Governo do Estado, a cooperativa planeja ampliar seu quadro para mais de 500 cooperados. O compromisso do governo estadual com a agricultura familiar representa não apenas uma mudança na fonte de abastecimento, mas também uma contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade de Pernambuco.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.