Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Imersão científica do Futuras Cientistas 2024 promove integração nacional na busca por igualdade de gênero nas Ciências

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

/ por Isabel Gusmão


A partir desta quinta-feira (4), o Brasil testemunha o início da Imersão Científica 2024 do programa Futuras Cientistas, uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCTI). O programa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, visa incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A cerimônia de abertura está marcada para as 10h, no auditório do CETENE, com transmissão ao vivo pelo canal do Futuras Cientistas no Youtube.

Ao longo do mês de janeiro, 470 participantes de todo o Brasil, incluindo alunas e professoras de redes públicas estaduais, mergulharão em 107 projetos de trabalho desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras. A Imersão Científica visa proporcionar uma experiência prática e enriquecedora, aproximando as participantes do universo da pesquisa científica.

Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura, destacam-se a diretora do CETENE e idealizadora do programa, Giovanna Machado, o presidente substituto da CAPES, Laerte Gusmão Ferreira Júnior, e representantes de instituições como a SECTI-PE, FACEPE, CRCN-NE e CNPq, além de personalidades do meio científico, como Beatriz Machado, diretora da IMCD Brasil Comércio e Indústria de Produtos Químicos.

A programação da imersão se estenderá até o final de janeiro, compreendendo vivências práticas em laboratórios, palestras sobre temas científicos e tecnológicos, além de discussões sobre o papel político das mulheres nas transformações sociais. Os 470 participantes atuarão em 107 projetos monitorados por especialistas das instituições parceiras, abordando temáticas como biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, preparação de células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e disseminação de fake news na Ciência.

As participantes selecionadas recebem um auxílio de R$600,00, proporcionado pelo CNPq, além de um kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos planejados. As atividades seguem as metas globais estabelecidas pela ONU em prol da igualdade de gênero (ODS 5) e estão alinhadas à missão do CETENE de promover o acesso e a popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil.

Destacando a inclusão, 10% das 470 vagas foram destinadas a pessoas com deficiência. As jovens selecionadas são alunas do 2º ano do Ensino Médio de redes públicas estaduais, com 160 vagas para alunas de escolas regulares, outras 160 para estudantes de tempo integral, semi-integral ou ensino técnico, e 150 vagas para professoras do Ensino Médio.

A Imersão Científica é o ponto de partida do Futuras Cientistas, que ao longo do ano inclui etapas como banca de estudos para o ENEM, mentoria e estágios supervisionados. Criado em 2012, o programa expandiu seu alcance nacional em 2023, após uma década de atuação em estados como Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Com uma taxa significativa de aprovação no vestibular e preferência por áreas de Ciência e Tecnologia, o programa recebeu o Prêmio LED – Luz na Educação em 2022, promovido pela Fundação Roberto Marinho.

Apoiado pelo CNPq, o Futuras Cientistas mantém núcleos de trabalho em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, colaborando com o CETENE e outras unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.