Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Grande Recife registra segunda menor deflação do País no último mês de outubro

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

/ por Isabel Gusmão

 

A Região Metropolitana do Recife apresentou uma deflação de 0,09% em outubro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice representa o segundo menor do país, ficando atrás apenas de São Luís, que registrou uma deflação de -0,23%. O último registro de inflação negativa na RMR data de setembro de 2022. Os setores de alimentação e transportes foram os principais responsáveis por essa queda nos preços.

Entre as 16 capitais e regiões metropolitanas pesquisadas, o Grande Recife foi uma das quatro localidades a apresentar inflação negativa no mês passado. Além da capital pernambucana, Belém e Fortaleza também figuram nessa lista, com deflações de -0,06%. A gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, destacou que a deflação em outubro foi influenciada pela redução nos preços dos alimentos, com destaque para a queda de 0,93% na alimentação no domicílio.

Apesar do aumento significativo de quase 30% no preço das passagens aéreas, o grupo de transportes também registrou deflação devido à retração de 3,55% no preço da gasolina, item de maior peso na cesta de produtos do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado de janeiro a outubro, a inflação na Região Metropolitana do Recife foi a quarta menor do país, com 3,26%, abaixo da média nacional de 3,75%.

Em outubro, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA, cinco apresentaram inflação, com destaque para despesas pessoais e vestuário. Por outro lado, quatro grupos registraram deflação, com a alimentação e bebidas liderando a queda. No acumulado do ano, alimentos e bebidas também tiveram inflação negativa, com -0,64%. Os itens que mais influenciaram a alta de preços foram passagens aéreas, melão, cigarro, ar-condicionado e sapatos infantis, enquanto cenoura, tomate, fígado, banana-prata e feijão-carioca foram os produtos com as maiores quedas. O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, abrangendo diversas regiões metropolitanas do país e municípios específicos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.