Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Fiscalização do Coren-PE revela condições precárias no Hospital Barão de Lucena, colocando vidas em risco

terça-feira, 21 de novembro de 2023

/ por Isabel Gusmão

 

A fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) no Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife, revelou uma série de problemas críticos que ameaçam a vida de pacientes, especialmente recém-nascidos. Entre as preocupações encontradas nesta segunda-feira (20), estão a falta de insumos básicos, como medicamentos e materiais, problemas na infraestrutura, insalubridade e um déficit significativo de profissionais.

No Centro Obstétrico, a porta de entrada para gestantes em situação de risco, foram identificados problemas estruturais, como infiltrações em salas de cirurgia de alta complexidade, leitos destinados ao parto humanizado subaproveitados e falta de insumos essenciais. Além disso, a equipe constatou situações preocupantes, como a utilização do mesmo espaço para cuidados com recém-nascidos e lavagem de materiais cirúrgicos, falta de dispensadores no lavabo dos profissionais e problemas com aparelhos de ar condicionado.

Na UTI Neonatal, a situação era ainda mais crítica, com relatos de profissionais e mães sobre a escassez de insumos básicos, medicamentos essenciais e até a necessidade de cotas para acesso a determinados tratamentos. A falta de suplementos, vitaminas, glicose 10%, cateter nasal e tubo de hemocultura foi identificada, aumentando o risco de complicações e colocando em xeque a assistência aos recém-nascidos, especialmente aqueles em condições mais delicadas.

A diretora da unidade contestou algumas denúncias, atribuindo dificuldades na compra de insumos à centralização dos contratos na Secretaria de Saúde, mas a equipe do Coren-PE ressaltou a ausência de ações práticas para resolver os problemas emergenciais. O Conselho, que já havia elaborado um relatório em maio, agora atualizará suas constatações e buscará acionar novamente o Ministério Público, não descartando a possibilidade de medidas legais para garantir a resolução dos problemas identificados no Hospital Barão de Lucena.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não deixe de ler
© Copyright © 2023 | Portal Recife News | Rede Primaz de Comunicação LTDA | Todos os direitos reservados.