Viver é resistir. Resistir é viver. Vencer é a própria capacidade de resistir, como dizia meu pai. Esse livro Resistir na Era das Incertezas, de 2023, é uma coletânea de textos com a temática central: o indivíduo e a vida em sociedade no mundo contemporâneo, que hoje estamos aqui fazendo um lançamento. Na era da pós-verdade enfrentamos diariamente problemas com resoluções difíceis e não imediatas. Ao mesmo tempo, a vida no contemporâneo demanda, cada vez mais, tempo para reflexão e autocuidado, num mundo acelerado e conectado. Passamos horas no celular. Esse livro é uma reflexão sobre alguns temas do contemporâneo.
Faz parte de uma trilogia de livros. Resistir em Tempos Difíceis, Um Olhar Sobre o Contemporâneo, lançado em 2013, logo depois a uma ida minha a Grécia. E Diálogos no Mundo Contemporâneo, que é uma releitura do livro Insurgências e Ressurgências Atuais de Gilberto Freyre, trazendo aspectos novos, que lancei na ONU e na Academia Pernambucana de Letras.
Vivemos tempos difíceis. O Brasil voltou ao mapa da fome, com 100 milhões de brasileiros em estado de insegurança alimentar. A Argentina, nossa vizinha de continente, está com 40% de miseráveis. O mundo presencia uma guerra com dimensões políticas e econômicas mundiais, com riscos diários. Vivemos uma nova pandemia, que é a da saúde mental. Os consultórios dos psiquiatras e psicólogos estão lotados para quem pode. Assistimos diariamente feminicídios, homicídios banais, entre outros horrores. O combate ao aquecimento global, a necessidade de regulamentar as redes sociais e a inteligência artificial são urgentes.
Sou um homem que estuda o contemporâneo, a arte contemporânea e toda sua complexidade. Se perguntarem minha idade, digo “tenho hoje”. Por isso, o livro Resistir na Era das Incertezas, termina, com a palavra esperança. A mais humilde das virtudes, a mais resiliente, que nos inspirará e dará forças para resistir pelo humano nesses tempos desafiadores e difíceis para a humanidade.
De Olinda/Recife para João Pessoa
24 de agosto de 2023.
Antônio Campos.
Advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras e da ABI.
Nenhum comentário
Postar um comentário